Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Novas Zonas de Pesqueiros em Lagoa da Ervedeira





   

 Agora para os pescadores de Carpa , Pampos , Achegã e Perca Sol  as espécies mais abundantes na Lagoa da Ervedeira já têm algumas zonas de  pesqueiro para desfrutar do prazer de apanhar algumas das espécies  referidas , mais propriamente as carpas que costumam ser abundantes.
 
 Margens/Pesqueiros

Nas principais áreas, tanto os pesqueiros como os acessos foram  melhorados, já que se tratam de margens recortadas onde existia caniço , silvas e arbustos  , margens estas com profundidades relativamente baixas mas íngremes , tornado se perigosas , todo o cuidado é pouco .
Foi até há uns anos atrás uma Lagoa muito solicitada para a pesca desportiva , onde se realizaram grandes e prestigiantes capturas , mas que atualmente  encontra se  num estado de quase total abandono quer por parte  das entidades autárquicas.

Espécies

Actualmente a Perca Sol é o peixe menos abundante onde outra hora este era um dos preferidos para pescadores "amadores"


, embora peixes como a enguia o achegã , o Pampo Vermelho e a Carpa continuem a aparecer em quantidades razoáveis em muitos dos pesqueiros utilizados pelos pescadores desportivos. 

Engodos/Iscos

Na pesca do Pampo ou da Carpa utilizam-se regularmente engodos baseados em farinhas com predominância para o milho, as quais devem ser bem amassadas juntando-se em pequenas porções o mesmo que se coloca como isco, o asticot ou sementes cozidas de cânhamo ou trigo  e de milho ou ervilhaca para a Carpa e para  o Pampo  tem sido aplicado como isco o asticot branco ou vermelho e como engodo bolas ligeiras feitas em farinhas sobretudo à base de amendoim.
Na captura de espécies de maior porte é ainda utilizada a minhoca de estrume, sendo esta também muito utilizada em conjunto com o próprio estrume na engodagem das Percas.

Tipos de Pesca

Nas opções de pesca têm vindo a generalizar-se a pesca à inglesa para o Pampo e a Carpa, e a francesa raramente usada na Lagoa .
Na técnica da inglesa é normalmente aplicada uma bóia fixa para distâncias entre os 20/25 m., e dada a grande irregularidade do fundo torna-se muito aconselhável um grande rigor no modo de fisgar para que este tenha a sua queda no sítio exacto dos lançamentos.


A Lagoa da Ervedeira deseja , boas Pescarias a todos os Pescadores .



Sem comentários:

Enviar um comentário