Ervedeira

Ervedeira
A pequena aldeia de nome ERVEDEIRA‬ e a sua ‎Lagoa Da Ervedeira‬ uma Localidade com 870 Anos de Historia.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Ação de sensibilização ambiental

 Projeto

"Lagoa da Ervedeira: à descoberta da avifauna"

Teve lugar uma ação de sensibilização à qual assistiram as professoras da EB do Grou pertencente ao Agrupamento de Escolas da Guia juntamente com os alunos da EB/JI do Grou , que  estão a desenvolver um projeto sobre a Lagoa da Ervedeira no âmbito do projeto Fundação Ilídio Pinho que vai na 14ª Edição , onde milhares de alunos e professores de todo o país estão a participar no concurso “Ciência na Escola” .

 Acompanhados por dois representantes da Quercus - Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura  os alunos da EB/JI do Grou , visitaram de novo a Lagoa da Ervedeira, onde observaram os ninhos que por estes  foram construídos


e colocados  em árvores  com a ajuda de dois representantes do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

 


,no fim dos mês de março onde estes observaram também algumas aves e construíram os ditos ninhos que foram colocados  em árvores , a fim de  proporcionar  zonas de nidificação às aves que utilizem essa zona para se alimentar.

Ontem deslocáram se  à Lagoa da Ervideira  dois representantes da Quercus - Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura para dinamizar uma ação de sensibilização ambiental com os alunos da Escola Básica/Jardim de Infância do Grou.


Observáram se algumas espécies de peixes (pampo, pardelha e achigã), girinos, rãs, lagostins, caracóis, larvas de donzelinha e donzelinhas.
Larva de Lagostim

Sapos e Rãs

Caracois

Achegã

Pampo ou "Panssudo"

Larva de donzelinha

Pardelha

Girino e Sapo


O Sr. Virgílio Cruz da associação "Amigos da Lagoa da Ervedeira" também esteve presente com as suas explicações sobre a lagoa.
Depois do almoço em forma de piquenique, os alunos colocaram alguns alimentadores de aves nos pinheiros bravos da mata circundante, que eles próprios construíram com materiais recicláveis.


Na mata, poderam observar também as  camarinhas, um fruto tipico das areias existentes na Mata junto á Lagoa da Ervedeira.
Na margem da  lagoa, fez se a medição de alguns parâmetros de qualidade da água com um multiparamétrico.
 
E como não se deve deitar o lixo no chão, testou se os conhecimentos dos alunos sobre a separação dos resíduos através do Jogo dos Ecopontos

Fonte : http://aeguia.edu.pt/aeguia5/index.php/613-atividade-da-lagoa-da-ervedeira-saida-de-campo
https://www.facebook.com/quercusribatejoestremadura/photos/a.1319701844773395.1073741869.813562892053962/1319714178105495/?type=3&theater


Sem comentários:

Enviar um comentário